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CAFÉ E SEUS BENEFÍCIOS


 

NA DOSE CERTA

                                      

 

Esse líquido “precioso” em quantidade moderada só tem a somar em sua saúde.

Após desvendados alguns mitos sobre essa bebida degustada em todo mundo, comprovou-se que sua ingestão de forma moderada e ao longo do dia pode prevenir e colaborar no tratamento de muitas doenças segundo pesquisadores de todo o mundo.

Devido ao seu alto teor de antioxidantes, compostos fenólicos e cafeína, o café traz os seguintes benefícios para a saúde como:

 

  • Combate o cansaço, devido à presença de cafeína;
  • Previne a depressão;
  • Previne alguns tipos de câncer, devido ao seu teor de antioxidantes;
  • Melhorar a memória, por estimular o cérebro;
  • Combate as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Atua positivamente em doenças que acometem o fígado;
  • Alivia o estresse e melhora o humor.
  • Proteção contra o infarto, AVC e insuficiência cardíaca;
  • Colabora no controle do Diabetes.

 

Esses benefícios são obtidos com o consumo moderado de café, sendo recomendado um máximo de cerca de 300ml de café por dia.

 

Quantidade recomendada para ficar ativo

A quantidade para ter efeito de maior disposição e estímulo do cérebro varia de pessoa para pessoa, mas normalmente a partir de 1 xícara pequena com 60 ml de café já se tem um aumento no ânimo e na disposição, e esse efeito dura cerca de 4 horas.

Para perder gordura, o ideal é tomar cerca de 3 mg de cafeína para cada kilo de peso, ou seja, uma pessoa com 70 kg precisa de 210 mg de cafeína para estimular a queima de gordura, devendo tomar cerca de 360 ml de café para ter esse efeito.

No entanto, é importante lembrar que não se deve passar de 400 mg de cafeína por dia, mesmo que o cálculo para o peso ultrapasse essa quantidade.

 

Efeitos colaterais

Não se deve ultrapassar a quantidade recomendada, podendo surgir sintomas como irritação do estômago, alterações de humor, insônia, tremores e palpitações cardíacas.

Quantidade de cafeína nos tipos de café

A tabela a seguir traz a quantidade média de cafeína para 60 ml de café expresso, coado com fervura e sem fervura, e café solúvel.

 

60 ml de café

Quantidade de Cafeína

Espresso

60 mg

Coado com fervura

40 mg

Coado sem Fervura

35 mg

Solúvel

30 mg

 

Estima-se que em 2019 o consumo de café, principalmente em cápsulas triplique.

Fique à vontade, mas na dose certa para saborear esse tesouro da natureza.

 

Referências:

Saúde é Vital, Revistassaude.com.br

www.tuasaude.com/cafe/

 

 


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